quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Custom Firmware em rádios DMR

Dei recentemente um workshop acerca da instalação e manutenção do firmware de rádios DMR, nomeadamente RT3/RT8/MD380/MD390/MD390G e restantes clones.
Nesse workshop foram identificados os vários métodos para o fazer, tanto com base no repositório do Travis Goodspeed ou com imagens pré-compiladas. Foram também exemplificados e testados dois desses procedimentos, que serão em breve transcritos para esta casa, para ficarem disponíveis a todos os que não puderam participar.

A vantagem deste tipo de informação "open-source" é que qualquer pessoa pode contribuir tanto no repositório do Travis diretamente como nos seus próprios, criando scripts de permitem utilizar estes dados de forma mais fácil ou criar soluções autónomas como maquinas virtuais, imagens para raspberry pi, etc, como o caso dos radioamadores WH6AV e KD4Z.

Para os mais curiosos, têm aqui a documentação acerca da descoberta e também o vídeo de apresentação, que fez ontem exatamente um ano, onde Travis (KK4VCZ) mostra no congresso Shmoocon o processo utilizado por ele com o apoio de Christiane (DD4CR) e Patrick (W7PCH).

Hoje trago-vos apenas uma lista das vantagens que EU vejo na utilização deste tipo de solução contra o firmware original. Esta lista aplica-se apenas a estes rádios e na minha experiência pessoal:

Presente:
- carregar a lista de todos os utilizadores da rede digital (superior a cinquenta mil) para o rádio em vez de apenas os que são suportados pela memória interna (mil)
- corrigir alguns bugs do firmware original
- adicionar funcionalidades (modo promiscuous, tom 1750hz, etc)
- mudar logotipo de arranque
- alterar ID do utilizador diretamente no menu do rádio
- ter acesso a ecrãs de diagnóstico
- ter acesso ao ID do último contacto ouvido
- ter acesso a uma lista com os últimos 10 contactos ouvidos
- ter a possibilidade de mudar o TG utilizado para o TG que acabámos de ouvir, mesmo que não esteja na memória

No futuro ou em desenvolvimento neste momento:
- controle do nível de luminosidade
- possibilidade de programar os botões laterais através do menu do rádio
- adicionar funcionalidades novas a estes botões como ligar/desligar luminosidade
etc.

É realmente uma pequena grande máquina e está, como podem ver, em constante atualização. Como referido acima, assim que possível colocarei aqui os dados fornecidos aquando o workshop. Até lá, podem ler mais informação nos vários links colocados no texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário